O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais(SEEMG) participou da 5ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Ampliada de Saúde Sudeste, em Juiz de Fora, nos dias 25 e 26 de abril de 2025. Representando o SEEMG, estiveram as delegadas Nilza Rocha, que é diretora do Sindicato e conselheira municipal de saúde, e a enfermeira Michelle Esteves Miranda, que foram eleitas delegadas durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no início do mês.
Durante a mesa de debate ‘’As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’’, Nilza Rocha defendeu a regulamentação da jornada de 30 horas para a enfermagem e destacou a importância de priorizar o fortalecimento das categorias profissionais da saúde, para depois pensar na classe trabalhadora como um todo, contrapondo a opinião do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Juiz de Fora, João César da Silva. Além disso, a diretora do SEEMG ressaltou a inserção das 10 horas de educação continuada para os profissionais de saúde na Lei 15.082/24, que aguarda um decreto da PJF para entrar em vigor.
A Conferência integrou a etapa macrorregional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), sendo dividida e discutida em três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social. O objetivo das discussões no evento foi fomentar o debate sobre a saúde das/os trabalhadoras/es da saúde diante da desregulamentação e precarização das relações e condições de trabalho, além da necessidade de implementar políticas públicas e fortalecer a participação popular.
As Conferências Livres da 5ª CISTT seguem até o dia 30 de abril de 2025 e as etapas estaduais e distritais seguirão até 15 de junho, culminando na realização da etapa nacional, prevista para ocorrer entre 18 e 21 de agosto.