A Conferência integrou a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), sendo dividida e discutida em três eixos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social. O objetivo das discussões no evento foi fomentar o debate sobre a saúde das/os trabalhadoras/es da saúde diante da desregulamentação e precarização das relações e condições de trabalho, além da necessidade de implementar políticas públicas e fortalecer a participação popular.
Ao final, os grupos de trabalho de cada eixo construíram propostas e solicitações, que serão discutidas com os municípios integrantes da regional do estado, caso sejam aprovadas, seguirão para discussão em âmbito estadual e nacional. Além disso, Nilza Rocha e a enfermeira associada ao SEEMG, Michelle Esteves Miranda, foram eleitas como delegadas para a Conferência Macrorregional, que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, em Juiz de Fora.
As Conferências Livres da 5ª CISTT seguem até o dia 30 de abril de 2025 e as etapas estaduais e distritais seguirão até 15 de junho, culminando na realização da etapa nacional, prevista para ocorrer entre 18 e 21 de agosto.