All for Joomla All for Webmasters
Blog
Ultimas atualizações do site.

Depois de 10 anos, enfermeiras(os) têm atualizado o protocolo de transcrição de medicamentos no município, melhorando o atendimento a população. A transcrição está prevista na Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem, contudo, a última atualização do protocolo no município foi em 2006.
Com a Portaria/SMS Nº 12, de 27 de dezembro de 2017, a Secretaria de Saúde de Montes Claros regulamentou novamente o protocolo assistencial, com a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica do âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visando maior resolubilidade.
Vale lembrar que a organização da estratégia Saúde da Família se dá pela constituição de equipes multiprofissionais formadas, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que têm como ponto de apoio a unidade básica de saúde. Estas equipes têm como desafio a atuação nas ações de promoção, prevenção, atenção, reabilitação e manutenção da saúde, com o desafio de deslocar a atenção à saúde do polo individual para o coletivo e criando vínculos e laços de compromisso e de corresponsabilidade.

Para o SEEMG é de extrema importância instrumentalizar as(os) enfermeiras(os) e equipes de enfermagem que atuam na atenção à saúde para que as mesmas prestem assistência conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde. O Sindicato considera que parte desse avanço se deve a presença de um representante dos trabalhadores na cadeira do Conselho Municipal de Saúde, estimulando a discussão do papel estratégico desses profissionais na saúde pública.

O que você achou do novo site?